
Hoje em dia, não só as mulheres como também os homens se preocupam na limpeza e na saúde de suas unhas. É importante saber alguns cuidados que devemos ter com as mesmas.
Primeiramente, devemos ter a certeza que os materiais que serão utilizados no procedimento em nossas unhas serão esterilizados, pois a falta de esterilização de materiais usados para fazer as unhas pode causar a disseminação de micoses e até doenças como a hepatite tipo B. O procedimento correto é a esterilização completa de todo o material que se usa em estufa de alta temperatura ou autoclave. Mas há alternativas, como o uso de material individual e descartável.
Cutícula: O ideal é retirar só o excesso, pois ela forma uma barreira protetora contra a invasão de microorganismos causadores de doenças. Comece aplicando um creme específico para amolecer cutículas e, em seguida, empurre-as. Com a própria espátula, retire somente o excesso de pele. O que sobrar, retire com o alicate, mas sem eliminar toda a cutícula. Ela protege as unhas contra fungos e bactérias. Por isso, é um erro retirá-la totalmente.
Instrumentos e produtos: Mantenha todos os instrumentos (espátula e alicate) limpos e, se possível, desinfetados. Se você vai à manicure, verifique se ela desinfeta o material após utilizá-lo em cada cliente. Não tente reaproveitar esmaltes ressecados utilizando solventes, pois eles modificam sua composição química, comprometendo a qualidade do produto.
Acetona: Use acetona só uma vez por semana. Esse tipo de produto, quando usado em excesso, resseca as unhas, que se tornam frágeis e quebradiças.
Aproveitem as dicas acima e tenham sempre suas unhas limpas e saudáveis.
Fonte: Uol