quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Celulite


Boa tarde, hoje iremos abordar sobre uma inflamação que ninguém gostaria de ter: a celulite.

Caracterizada principalmente pelo aparecimento de ondulações da pele, dando a esta o aspecto de casca de laranja ou de colchão. É causada por alterações no tecido gorduroso sob a pele, em conjunto com alterações na microcirculação e consequente aumento do tecido fibroso.

A celulite nada mais é que a inflamação da célula, e ela nem sempre está relacionada com a obesidade, excesso de peso, ela pode ter várias causas. Predisposição genética, maus hábitos alimentares, estilo de vida (sedentarismo, tabagismo, alcoolismo), desequilíbrio hormonal, etc.

Porém, deixar de comer certos alimentos e consumir com freqüência outros, podem trazer excelentes resultados.

Veja a seguir o que você deve evitar para que previna o aparecimento da celulite ou melhore o aspecto das existentes:

- Café, chá preto e mate em excesso;
- Refrigerante;
- Doce e açúcar refinado;
- Carne vermelha e embutidos;
- Fritura e margarina com gordura trans;
- Alimentos enlatados e industrializados;
- Bebidas alcoólicas.

A celulite aparece principalmente na região dos glúteos, coxa, abdómen, nuca, e braços.Outros nomes:

• Hidrolipodistrofia Ginóide
• Lipodistrofia Edemato: Fibroesclerótica
• Dermatopaniculopatia edemato-fibroesclerótica
• Lipodistrofia ginoide

O médico que realiza a avaliação da celulite é geralmente o dermatologista. O diagnóstico da celulite é dividido em graus:

•Grau 0: Sem ondulações ou irregularidades na pele ao ficar de pé ou deitado, mas ao pinçar a região surgem as ondulações, mas não covinhas ou depressões.

•Grau 1: Sem ondulações ou irregularidades na pele ao ficar de pé ou deitado, mas ao pinçar a região surgem as ondulações e também covinhas e depressões.

•Grau 2: Ondulações, rugosidades, depressões e covas espontaneamente se fica de pé, mas não deitada.

•Grau 3: Ondulações, rugosidades e covinhas estão presentes mesmo deitado.
Em casos graves e avançados podem aparecer nódulos e endurecimento da pele.



Como tratar?


As massagens ajudam bastante no tratamento da celulite, já que diminuem o inchaço do corpo e ativam a circulação local. Além disso, novos métodos são lançados no mercado da beleza na época do verão. Eis alguns deles:

Drenagem Linfática - Consiste na compressão e descompressão dos gânglios com óleos essenciais. Elimina o excesso de água no organismo e facilita a ação de outros tratamentos. Além disso, a drenagem linfática trabalha a circulação sanguínea.

Massoterapia - É um tipo de massagem com movimentos leves. O objetivo é modelar o corpo trabalhando a gordura localizada e a celulite. São usadas diferentes substâncias no processo, dependendo do caso.

Endermologia - Massagem feita com aparelhos com poder de sucção. Tem a função de descolar as traves de fibrose que formam os buraquinhos.

Eletroestimulação - Aplicação de correntes elétricas associadas. Estimula as fibras brancas da musculatura que os exercícios físicos não conseguem e melhora a flacidez da pele.

Subincisão
- Processo mini cirúrgico, no qual você descola a pele, tirando o famoso "furinho” do local.

Cremes - Os cremes devem ser utilizados como auxiliares de outros métodos. “O produto deve conter ativos realmente potentes, para melhorar a circulação”, explica a especialista. Os cremes termogênicos, por exemplo, esquentam a pele e aceleram o processo de perda de gordura local. Com isso, aliviam o aspecto de “casca de laranja” da pele.

Fonte: Copacabana Runners

Nenhum comentário: