
Boa tarde, hoje iremos abordar sobre o tema que deve perturbar muitas pessoas, afinal quem nunca sentiu dor na coluna?
Dores essas que podem ser constantes, esporádicas ou restritas a apenas uma região ou sistêmicas, consistem nas queixas mais comuns da humanidade.
Essa “dor nas costas” pode dar em pessoas de ambos os sexos, sendo que as mulheres se queixam mais de incômodos na região cervical, e os homens na lombar. A faixa etária compreendida entre 25 anos de idade em diante é a que sofre deste mal com mais freqüência, tal fator é devido à sobrecarga de trabalho e, mais tarde, à velhice. Em geral, a dor pode vir de músculos, nervos, ossos ou articulações.
As principais causas de dores na coluna incluem a má postura, o sedentarismo, a obesidade, os traumas (diretos ou em outras regiões, afetando indiretamente a coluna), as alterações das curvaturas da coluna, o envelhecimento, o crescimento acelerado, os distúrbios hereditários (osteoporose, por exemplo), as atividades frequentes como agachar, levantar pesos excessivos e torcer o corpo nos famosos “maus jeitos”, o estresse físico e emocional e a depressão.
Quais os exercícios recomendados para quem sente dores na coluna?
Os exercícios mais eficientes no alívio dos sintomas dos problemas da coluna são os alongamentos.
Exercícios físicos e boa postura podem melhorar bastante este quadro. Dores recorrentes devem ser investigadas por um profissional da área, o qual orientará o tipo de tratamento mais adequado para a situação.
Quando a dor melhora, qualquer atividade física é válida para manter a forma e evitar os desarranjos da coluna.
Técnicas alternativas como yoga, acupuntura e massagens podem acabar com as dores na coluna?
Existem hoje, além da fisioterapia convencional, várias técnicas fisioterapêuticas que auxiliam a melhora das dores na coluna. Entre elas a Reeducação Postural Global (RPG), método criado por Philippe E. Souchard, que visa a correção da postura e o tratamento de dores de forma global, isto é, todas as alterações ao mesmo tempo.
A eficácia de técnicas alternativas como yoga e massagens dependerão do diagnóstico estabelecido, o que nem sempre permite a melhora total dos sintomas.
O tratamento de acupuntura médica pode ser muito eficiente desde que seja complementar aos tratamentos da medicina convencional. É necessária a avaliação de cada caso para determinar o tratamento ideal.
Fonte: Mundo Educação
Nenhum comentário:
Postar um comentário