O Método pilates foi elaborado como um sistema de exercícios para melhorar a flexibilidade, consciência corporal, equilíbrio e força, sem a hipertrofia muscular, pelo atleta alemão Joseph H. Pilates, no começo do século 20.
No Brasil, grande parte das academias já adotou o “Mat Pilates” (Pilates de solo), devido ser o queridinho das modalidades esportivas nos últimos anos. Por isso, algumas academias possuem, inclusive, estúdios de Pilates completos, equipados com os aparelhos adequados para o desempenho da modalidade, enquanto outras oferecem aulas mais simples, com a bola especifica para Pilates e anéis flexores.
O mesmo pode ser praticado por pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico.
O pilates oferece benefícios extras, se comparado a outros tipos de prática esportiva, pois auxilia na manutenção do peso, oferece tonicidade muscular rápida
(principalmente na área abdominal, que é sempre uma região complicada para enrijecer), elasticidade de movimentos, controle da respiração, correção postural, melhoria da concentração, coordenação motora e consciência corporal.
Todos os movimentos dessa modalidade se desenvolvem exigindo um emprego de força física diferenciada, fundamentalmente estática e excêntrica, a qual permite o fortalecimento do corpo, sem gerar tensões e/ou desequilíbrios musculares.
Fonte:Revista Pilates
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário