quinta-feira, 8 de julho de 2010

Acabando com os "males" do inverno.

Em todas as estações do ano precisamos cuidar da nossa saúde.
É importante destacar alguns cuidados para evitarmos as “doenças do inverno” ,ou seja, males que atacam com mais agressividade nos meses mais frios do ano - nas estações do outono e do inverno.

•Cuidados com a pele:

Segundo Dra. Denise Steiner dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, devido ao frio reduzir a umidade do ar, o que reflete diretamente na pele; apresentando como sintomas o ressecamento da pele, o aumento de sensibilidade e até o aparecimento de doenças.

Alguns cuidados, como por exemplo:

1) Evitar banhos excessivamente quentes e demorados;
2) Não esfregar o sabonete em demasia durante o banho;
3) Não usar buchas que esfoliam e que retiram a proteção natural da pele;
4) Se possível evitar também o contacto prolongado e direto da pele com tecidos sintéticos ou lã, que estimulam a coceira;
5) Utilizar hidratantes após o banho, várias vezes ao dia.

Previnem certas doenças e mantém a pele saudável, sem fissuras e descamações.

•Cuidados com os olhos:

No outono e inverno, a saúde dos olhos também exige cuidados específicos. Nessa época do ano devido o ar ser mais seco, a apresentação de sintomas, tais como: a falta de lubrificação dos olhos e a secura da lágrima são consequencias dessa mudança climática.

Segundo, Dr. Leo Carvalho, oftalmologista da Clinica de Olhos, informa que esses sistomas podem levar a alergias, infecções oculares e conjuntivites, devido também a grande concentração de poluição do ar no período. Dr. Leo acrescenta que uma consulta com um oftalmologista é fundamental, e que não se deve usar colirios sem prescrição médica, já que alguns colírios contém antibiótico ou corticoide que podem desencadear problemas como glaucoma e catarata. Por isso todo o cuidado é pouco!

É importante destacar que a prevenção é feita à partir do uso de óculos de sol com lentes de proteção UVA e UVB, e a higienização dos olhos, como uma lavagem nos olhos com soro fisiológico gelado.
Fonte: Big Mãe

Nenhum comentário: