Um ótimo jeito de prevenir gripes e resfriados, doenças do coração e até mesmo o câncer é adicionar o morango à sua dieta alimentar.
Para quem precisa de mais saúde, mas faz questão de comer coisas saborosas, esse pseudofruto pode ajudar. A sua cor vermelha estimula o apetite, mas isso não é problema, pois comer uns morangos a mais não aumentará seu peso, sendo 30 calorias em 100 gramas, menos de 2% do que é preciso consumir no dia todo.
É chamando de pseudofruto porque, ao contrário de frutas como maçã, pêra, caju, a porção suculenta do morango não se origina do ovário da planta, os frutos são, na verdade, os pequenos pontinhos pretos. Mesmo com essa informação, não desacredite no potencial de nutrientes que o morango contém. "Devido à riqueza em antioxidantes e em ácido fólico, é uma ótima opção para fortalecer as defesas do organismo e prevenir doenças cardiovasculares e câncer", esclarece a nutricionista Adriana Piva Lach, coordenadora de Nutrição do Hospital Estadual Mário Covas de Santo André (SP).
A ingestão diária recomendada de vitamina C é de 45 miligramas. Em 100 gramas de morangos podemos encontrar 63,6 miligramas. Para os tempos frios o consumo do morango é importante por ser capaz de combater gripes e resfriados. Mas é importante saber que a vitamina C deve ser ingerida diariamente porque não é armazenada pelo corpo, segundo a nutricionista. Caso houver excesso de consumo da fruta, não terá problema, o que não é armazenado, é eliminado pela urina. Portanto não é um problema, apenas desperdício.
A vitamina C também é responsável pela ajuda na absorção do ferro, na redução do nível de triglicerídeo e no fortalecimento do sistema imunológico, além de ser uma poderosa antioxidante e combate a formação dos radicais livres, prevenindo futuras doenças.
Fonte: Revista Suplementação
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário