Quem está querendo perder peso deve saber que não somente boa alimentação e atividades físicas bastam. Outro fator que implica no aumento de peso é uma noite curta de sono.
Estudos recentes sobre isso foram realizados e chegaram à conclusão de que quanto menos se dorme maior é o risco de ganho de peso. O “The American Journal of Clinical Nutrition” fez o teste em um pequeno grupo de homens, após a ingestão de alimentos, em dois períodos de 48 horas, onde metade deles dormiu por 8 horas e a outra metade dormiu apenas por 4 horas. Passada a noite de sono, foi analisado que o grupo que dormiu somente 4 horas consumiu 500 calorias adicionais, equivalente a 22% a mais do que o grupo que dormiu por 8 horas.
Há anos os cientistas estão cientes deste fato. Um estudo publicado em 2005 analisou 8 mil adultos por vários anos como parte da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição e pôde garantir que dormir menos de 7 horas por noite é um risco de ganhar peso. E quanto menos for o tempo de sono, pior será a indicação na balança.
A Universidade de Chicago fez um estudo no ano passado e os resultados foram parecidos. As pessoas consumiram muito mais calorias depois de apenas 5 horas e meia de sono, em comparação a uma noite dormida por 8 horas e meia.
Os hormônios são os culpados, segundo estudos, garantindo que a diminuição do sono cria um aumento repentino do peptídeo 28, que abre o apetite e uma redução da leptina, que indica a saciedade. Chega-se a conclusão de que as horas perdidas de sono aumentam o apetite, gerando ganho de peso.
Fonte: UOL Ciência e Saúde
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário