A maioria das pessoas acha que ganhar peso é muito mais fácil que perder, afinal, é só comer em maior quantidade e ingerir alimentos calóricos. Mas não é bem assim. Ganhar peso é tão ou mais difícil do que eliminar.
Essa dificuldade é causada pelo famoso metabolismo, que por algum motivo aproveita os nutrientes para formar energia e não armazená-la, ou pela genética, ou pelos distúrbios como o hipertireoidismo, que podem dificultar o aumento de peso.
A tireóide é uma glândula que produz hormônios responsáveis por regular a nossa taxa de metabolismo, quando esses hormônios são produzidos em excesso, como é o caso do hipertireoidismo, há um aumento do nosso gasto metabólico basal, ou seja, calorias “gastas” para realizar as nossas funções vitais.
A mesmo recomendação de uma dieta saudável, equilibrada e a prática regular de atividade física para quem quer perder peso, serve também para quem deseja ganhar peso.
Não é só porque está magro que pode comer de tudo. Pessoas magras também podem ter doenças como colesterol, hipertensão ou diabetes. Mesmo sendo magro, é preciso se manter saudável e deixar de lado os doces, frituras, embutidos, queijos amarelos etc.
O mais indicado é, antes de começar uma dieta para engordar, consultar um nutricionista para que ele possa elaborar um plano alimentar específico para você. Só ele vai poder avaliar se há necessidade de uso de suplementos alimentares.
Abaixo vão algumas dicas que podem ajudar a ganhar uns quilinhos sem prejudicar sua saúde:
- Evite ficar mais de 2 horas sem se alimentar;
- Faça de 5 a 6 refeições diárias;
- Prefira os carboidratos, principalmente os integrais. O carboidrato é excelente fonte de energia e os cereais integrais altamente nutritivos;
- Adicione azeite de oliva na sua salada. O azeite além de aumentar o seu consumo de calorias, te ajudará no combate aos radicais livres e no controle das taxas de colesterol;
- Consuma frutas oleaginosas como: macadâmia, nozes, castanhas. Assim como o azeite, elas são fonte das chamadas “gorduras boas” (mono e poliinsaturadas) e te ajudarão na prevenção de doenças cardiovasculares.
Fonte: CyberDiet
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá blogueiro!
O número de pessoas com hipertensão no Brasil aumentou de 21,5%, em 2006, para 24,4%, em 2009. A hipertensão é uma doença silenciosa e ataca todas as faixas etárias. Por isso, junte-se à campanha de combate e controle da hipertensão do Ministério da Saúde. Você pode ajudar na conscientização da população por meio do material de campanha que disponibilizamos para download. Caso se interesse, entre em contato com fernanda.scavacini@saude.gov.br
Obrigado!
Ministério da Saúde
Postar um comentário