sexta-feira, 28 de maio de 2010

Além do corpo, exercite também o cérebro.

Sempre ligamos a palavra “exercício” com atividades físicas, afinal, estamos mais preocupados com a melhoria do corpo a partir de exercícios. Só que exercitar o cérebro às vezes é esquecido.

A neurocientista Suzana Herculano-Houzel diz que o cérebro pode, sim, melhorar quando exercitado. Segundo ela, não existe um único exercício que baste para melhorar tudo. Dois princípios básicos de funcionamento do cérebro são que partes diferentes têm funções diferentes, e cada uma delas tem seu funcionamento aperfeiçoado conforme o uso.

Suzana explica que o cérebro tem capacidade de expansão, o que permite o aperfeiçoamento da mente. Ela completa, dizendo que o cérebro tem muita capacidade de aprender e se aperfeiçoar, quanto mais usado for. A memória também, quanto mais usada, mais eficiente ela fica. O mesmo vale para a atenção, a linguagem, a capacidade de raciocínio lógico, de planejamento, de visualização espacial.

A prática é o que faz o cérebro melhorar. Uma pessoa que exercita o raciocínio, terá mais facilidade para resolver situações práticas após algum tempo.

Essas atividades trazem muitos benefícios cerebrais. "Além de melhores capacidades mentais (de raciocínio, memória, atenção, linguagem - enfim, o que for exercitado), a atividade mental rica é um dos maiores fatores de proteção contra o declínio cognitivo com o envelhecimento normal. E também contra o declínio pronunciado nas doenças degenerativas do cérebro. Sem falar que, quem mantém sua mente exercitada ganha em autoconfiança, auto-estima, e em qualidade de vida, ao se sentir melhor e mais capaz", afirma a neurocientista.


A seguir, algumas sugestões para você exercitar sua mente:
- Trava-línguas
- Exercícios visuais (como aquele em que as letras aparecem embaralhadas)
- Problemas de matemática, para desenvolver o raciocínio lógico
- Jogos da memória
- Exercícios de repetição com música (para a memória)
- Leitura (amplia a quantidade de informações armazenadas)

Será lançado na internet um programa de exercícios chamado Cérebro Melhor (www.cerebromelhor.com), que propõe a combinação de diferentes exercícios mentais. Por enquanto, você pode exercitar a memória, raciocínio lógico, aprendizado. Enfim, todas as partes do seu cérebro e observar as melhorias. Afinal, a mente também merece cuidados, tanto quanto o corpo, para que a vida fique mais saudável.
Fonte: Cyber Diet

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa dica. Entrei no site e achei muito legal. Além dos jogos serem divertidos, parece que o negócio é sério mesmo.