Não é raro, ao visitarmos uma empresa, escutarmos frases do tipo: "Nunca mais quero Ginástica laboral aqui!" ou ainda "Já tive esse negócio na minha empresa e foi uma péssima experiência, ninguém fazia." . Essas frases demonstram claramente "clientes traumatizados" que foram vítimas de maus profissionais ou ainda de um programa que não levou em conta a necessidade específica daquele ambiente ao ser elaborado. Isso é ruim não só para a Solutio mas para todas as empresas e profissionais que atuam no mercado.
Para nós, é muito importante que o tema Saúde e Bem-estar no trabalho seja abordado na mídia, de forma séria e comprometida. Muito mais do que fazer propaganda da nossa empresa, queremos desmistificar o tema e ratificar a importância dessas práticas no ambiente corporativo moderno, acreditando que se realizarmos um trabalho bem feito haverá espaço para todos no mercado.
Saúde e qualidade de vida no ambiente de trabalho
03/07/2008
Paola Azevedo
É notória a preocupação cada vez maior das organizações em relação aos seus funcionários. Para que as tarefas sejam desempenhadas da melhor forma possível, as empresas têm investido em atividades que proporcionam aos seus colaboradores melhor qualidade de vida dentro do ambiente organizacional. São programas focados em tornar as atividades do dia-a-dia menos estressantes e cansativas, além de exercícios para a prevenção de lesões causadas pela rotina diária.
A presidente da Associação Brasileira de Ginástica Laboral (ABGL), Valquíria Aparecida de Lima, comenta a importância dessas práticas. "Atividades realizadas durante o horário de trabalho têm efeitos diretos. Do ponto de vista fisiológico, um simples exercício de alongamento aumenta a circulação sangüínea, a flexibilidade e a amplitude articular. Dessa forma, conseguimos diminuir a tensão muscular e a fadiga e minimizar o risco de lesões ocupacionais", explica. Além da ginástica laboral, shiatsu, acupuntura e programas de orientação nutricional e combate ao tabagismo são algumas atividades que contribuem para o bem-estar dos trabalhadores, tornando-os mais motivados e comprometidos. "Os funcionários passam a maior parte do tempo deles em seu ambiente de trabalho. Com isso, surge a necessidade de as empresas adotarem práticas para manter esse colaborador em um nível de bem-estar, para que ele não atinja níveis elevados de estresse", comenta diretor comercial da Solutio Saúde e Bem Estar, Marcos Bortolato, empresa especializada em promover soluções criativas e acessíveis às organizações.
Cuidados com a saúde refletem na produtividade.
Pensando nisso, a Ampla Energia e Serviços, sediada em Niterói no Estado do Rio de Janeiro, implantou diversas atividades buscando sempre melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores. Entre as vantagens, estão uma academia, um salão de beleza e uma sala de terapias exclusivas para os funcionários, exibição de filmes nos auditórios da empresa e olimpíadas internas. O resultado da implantação dessas práticas é observado em números significativos.
"Em nosso planejamento estratégico, concluímos que, para oferecermos um bom atendimento aos nossos clientes e darmos um retorno financeiro favorável aos nossos acionistas, era preciso que os colaboradores estivessem satisfeitos com o seu trabalho. Em nossa pesquisa de satisfação, esse índice era baixo, mas após o início desses programas, esse número pulou para 90%. Com isso, os clientes passaram a utilizar mais os nossos serviços e os acionistas passaram a colaborar mais, a empresa está funcionando muito melhor", avalia o diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Ampla, André Moragas, ressaltando que todos os integrantes da companhia têm acesso a esses benefícios.
Funcionário de uma empresa pública João Lopes vê nessas iniciativas um incentivo para trabalhar. "Aqui na empresa, fazemos exercícios de alongamento em regiões como coluna, pescoço e pulsos, que são mais exigidos durante o trabalho. Com essas atividades, me sinto com mais disposição e vitalidade, além de mais motivado ao saber da preocupação do empregador com minha saúde", diz o funcionário público.
Buscando atender as diferentes necessidades das organizações, as empresas que prestam esse tipo de serviço criaram programas que incluem atividades das mais simples como ginástica laboral e ergonomia até esportes radicais. "É preciso ser feito um diagnóstico para entender o que exatamente aquela empresa precisa e, assim, buscar soluções exclusivas para cada uma delas e para seus setores, já que são diferenciados. Um funcionário que trabalha em um ambiente fabril tem necessidades completamente diferentes daquele que passa o dia em um escritório", explica a diretora executiva da Solutio, Joana Valle. Segundo especialistas no assunto, através desse diagnóstico é possível enxergar melhor o ser humano. Outro ponto importante a ser destacado é o fato de saber a opinião dos funcionários sobre os programas de qualidade de vida. "Anterior a implantação de qualquer programa dentro da empresa, é preciso ser feito um trabalho de educação e conscientização para que os colaboradores aceitem isso como um benefício e não como mais uma obrigação", comenta Joana Valle.
Programas trazem melhora no comportamento
A prática desses exercícios traz muito mais que benefícios físicos. Valquíria Aparecida de Lima, explica que essas atividades beneficiam os trabalhadores também em aspectos mentais e comportamentais. "Esses programas tendem a melhorar o clima organizacional e a integração entre os funcionários. Além de reduzir problemas relacionados ao estresse", comenta a presidente da ABGL. "Quando passamos a praticar uma atividade com outra pessoa, conhecemos os limites dela e como ela se comporta fora do ambiente de trabalho. Esses aspectos são fundamentais para os resultados da empresa", afirma o diretor comercial da Solutio Saúde e Bem Estar. Segundo os especialistas, a atividade física é um excelente meio de promoção da socialização, de combate ao estresse e riscos ligados a saúde, sendo assim, a adoção dessas práticas pelas empresas apresenta-se como uma solução possível e eficaz. "A partir do momento que um funcionário se relaciona melhor no trabalho, ele estará mais motivado e assim irá produzir melhor", conclui Marcos Bortolato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário